quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Relatório sobre o trabalho de campo

     









Fomos a praia de Copacabana no dia 19/04/2012 junto com a professora Resemere e a turma. Como o nosso projeto de pesquisa seria sobre o "luxo de lixo" nos atentamos para os fatos e situações relacionados ao tema. Observamos que existia um local específico para o recolhimento de garrafas pet. e também um ponto coleta de óleo de cozinha, este localizado no posto 2 da praia, onde quem levasse mais de dois litros de óleo ganharia um brinde. Havia um lixometro no calçadão, que serve para mostrar a quantidade de lixo recolhido semanalmente na região, porém este estava desativado. No percurso percorrido existiam muitas lixeiras da Comlurb espalhadas em vários pontos. havia também uma draga recolhendo o lixo que estava na areia da praia.
                                                                                                                   
Enquanto observávamos o relatado a cima encontramos com um catador e o fizemos algumas perguntas. Ele nos informou que não tem nenhuma vinculo com cooperativas e que se trabalhar todos os dias ele consegue ganhar de 20 a 30 reais por semana o que daria uma renda de aproximadamente 80 a 120 por mês. Percebemos também que ele não usava luvas nem nenhum tipo de proteção para realizar a coleta.

Podemos observar, também, os quiosques, alguns deles possuiam lixeiras com as divisões para a reciclagem, mas eram poucos, a maioria tinham lixeiras normais e alguns nem lixeira tinham. Encontramos um quiosque que trabalhava com materiais reciclados - RIO ECO SOL - em uma parceria com o Banco do Brasil, artesãos e a prefeitura do Rio de Janeiro.


Em cima destas observações elaboramos o nosso projeto de pesquisa que vamos postar logo logo!















Nenhum comentário:

Postar um comentário